HIT THE GLASS

Glossário

EFF: a fórmula que alguns estatísticos - entre eles a NBA - usam para determinar a eficiência de um jogador  (PTS + REB + AST + STL + BLK - FG errado - FT errado - TO).

PER: uma alternativa ao EFF desenvolvida por John Hollinger, da ESPN. Leva em conta a produção do jogador contando com o ritmo do jogo. O PER média da NBA, segundo Hollinger, sempre é 15.00. A maior falha do PER é não dar muito valor à defesa.

PER 36: é a média de uma estatística - pontos, rebotes, FG%, etc...- em 36 minutos jogados. Uma boa maneira de equilibrar estatísticas ao se tentar comparar um atleta que joga, por exemplo, 38 minutos por jogo e um que joga 25.

Não é uma fórmula exata, mas é uma projeção adequada.

ORtg (Offensive Rating): uma estimativa de pontos produzidos (time) ou feitos (jogador) por 100 posses de bola.

DRtg (Defensive Rating): uma estimativa de pontos permitidos por 100 posses de bola.

OWS, DWS, WS: Offensive Wins Share, Defensive wins Share e Wins Share. Uma estimativa do número de vitórias para as quais um jogador contribuiu com seu ataque (OWS), sua defesa (DWS) e no geral (WS).

TS (True Shooting):  estatística que leva em conta arremessos de 3 pontos ,de 2 pontos e lance-livre. Diferente do eFG (Effective Field Goal) que leva em conta que um arremesso de 3 pontos vale mais que um de 2 pontos.

TRB%, AST%, TOV%, etc: a porcentagem de rebotes, assistências, turnovers, etc que um jogador foi responsável quando esteve em quadra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates