HIT THE GLASS

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

"I Can't Breathe"

Tudo começou com Derrick Rose. O astro do Chicago Bulls foi o primeiro atleta a vestir uma camiseta com os dizeres "I Can't Breathe" (Não consigo respirar) em protesto ao assassinato de Eric Garner por um policial nova-iorquino.


O policial, branco, deu uma gravata em Garner, um homem negro, para imobilizá-lo, apesar de Garner não resistir de forma violenta. A gravata é proibida pelo departamento de polícia da cidade. Garner reclamou que não conseguia respirar. "I can't breathe" foram suas últimas palavras. Sem assistência após a gravata, Garner faleceu.

O caso veio logo após casos como o de Trayvon Martin, jovem negro assassinado por George Zimmermann, Mike Brown, assassinado por um policial, e de Tamir Rice, criança de 12 anos, também assassinado por policiais. Zimmermann escapou de qualquer punição, os policiais nem foram à julgamento, apesar de provas suficientes para.

Assim como no caso de Martin, vários jogadores da NBA, além de Rose, já mostraram seu apoio à família de Garner.


O comissário Adam Silver deu seu apoio aos atletas. Mais ou menos.
"Respeito Derrick Rose e todos nossos jogadores por darem suas opiniões. Mas prefiro que eles respeitem as regras de vestimentas em quadra", disse.
Mas, o comissário não deseja dar precedentes para que atletas usem um protesto como desculpa para, eventualmente, quebrar as regras por qualquer motivo.

Bom ver atletas da NBA, mais uma vez, usando sua fama para chamar atenção para casos de abuso contra pessoas sistematicamente prejudicadas no mundo inteiro.
Share This

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates