HIT THE GLASS

segunda-feira, 16 de junho de 2014

NBA Finals: 5 coisas para se saber do Jogo 5

O San Antonio Spurs venceu o Miami Heat por 104 a 87, fechando a série em 4-1 dando o quinto título à franquia. 
The Champ is Here: Parecia que a festa seria adiada por alguns dias. LeBron James e o Miami Heat
saíram do vestiário com tudo. Miami terminou o primeiro quarto na frente, 29 a 22, depois do Spurs converter apenas 28,6% de seus arremessos e James começar fervendo, 17 pontos, 71,4%FG, seis rebotes.

Mas Kawhi Leonard fez um bom trabalho em James, que esfriou e teve um péssimo jogo no restante da partida, 14 pontos, 35,7%FG nos últimos 3 quartos da temporada.

San Antonio manteve-se calmo, como é a característica da equipe, e seguiu executando o sistema, como é característica da equipe. (Pop até comentou depois do jogo, em 2013 San Antonio foi derrotado por fugir do sistema e não mover a bola). Com 4:47 para o final do primeiro tempo o Spurs tomou a liderança.

Depois de um começo atrapalhado dos dois times, o Spurs fez 16 a 4 no meio do terceiro quarto tomando conta da partida. O restante da partida foi uma formalidade, esperando o final para ver o Spurs comemorando novamente.

Tim Duncan Robot:  Tim Duncan tornou-se o segundo jogador a vencer títulos em três décadas diferentes. John Salley foi o primeiro. E foi impressionante como Duncan segue sendo importante para o sistema do Spurs.

No momento que San Antonio tentava virar o jogo, o ataque da equipe focou em Duncan. Marcado por Udonis Haslem, Duncan recebeu a bola repetidas vezes. E deu uma clínica de basquete no post up.

Na coletiva após o jogo, Duncan fugiu de uma pergunta - "Vocês está tentando conseguir uma resposta que não vou lhe dar" - e dividiu um momento bonito com seus filhos.



O Primeiro Campeão Brasileiro: Tiago Splitter é o primeiro brasileiro a vencer um título da NBA. Os brazucas bateram na trave com Anderson Varejão e, ano passado, com o próprio Splitter. Mas, finalmente um conterrâneo levantou o troféu Larry O'Brien.


Além de Tiago, Marco Belinelli tornou-se o primeiro italiano a conquistar o título da NBA.

Grande Falha: Quando o grande trio do Heat se juntou, promessas de não um, não dois... bom, vocês já sabem. A coletiva após a partida mostrou James não se comprometendo com o Heat. Chris Bosh também parece estar com um pé para fora da American Airlines Arena no momento.

Miami chegou a quatro Finais da NBA. Venceu duas, perdeu duas. Se esse for o final do Big 3 do Heat ele terá sido um fracasso. Um time que prometia títulos e mais títulos chegou perto de ter apenas um, não fosse um rebote e um arremesso de 3 pontos.

Miami terá a obrigação de recalibrar os role players, caso os 3 astros sigam. Só assim, conseguirão tirar o gosto amargo da experiência de um supertime.

KawhiVP: Meio estranho destacar um jogador após a lição coletiva do Spurs, mas Kawhi Leonard é o quarto jogador mais jovem a ser nomeado MVP das Finais da NBA. Kawhi ambém é o sexto jogador a ser MVP das Finais sem ter participado do All-Star Game da temporada.

Com 17,8 pontos, 6,4 rebotes, 1,6 roubadas por jogo ele deu trabalho e conteve LeBron James, o melhor jogador do mundo. Marinem esse pensamento: Marcado e marcando o melhor jogador do mundo Kawhi, com 22 anos de idade, foi o MVP.

A temporada 2013-14 chega ao fim. Parabéns ao San Antonio Spurs. Espero que a NBA tenha aprendido com o basquetebol coletivo do time texano.
Share This

2 comentários:

  1. Acho um exagero chamar o Big trio de de fracasso, por 4 vezes campeão de sua conferência, e por 2 vezes campeão da NBA, isso não é fracasso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você chega prometendo não um, não dois, não três, não quatro, não cinco títulos e vence dois, fica perto de vencer só um, é um fracasso. Desculpe se eu exijo mais de um supertime.

      Excluir

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates