HIT THE GLASS

sábado, 26 de abril de 2014

Donal Sterling, o racista dono do Clippers, mais uma vez mostra sua verdadeira face

O que Donal Sterling fez desta vez? Essa foi minha reação quando, na madrugada de sexta-feira para sábado, o Twitter pipocou com o nome do dono do Los Angeles Clippers. Na verdade, a minha reação deveria ter sido "Donal Sterling sendo racista de novo. Claro". Não é a primeira, nem última, vez que isso acontece.
O site de fofocas TMZ apresentou 9min de áudio com Sterling discutindo com sua namorada. O motivo? Ela aparece, publicamente, com negros.

Para quem não entende inglês, Sterling reclama que sua namorada coloca fotos suas no Instagram, aparece em partidas do Clippers com negros.
"Você pode dormir com eles, trazê-los para casa, fazer qualquer coisa. Só peço que você não promova isto... e não traga eles aos meus jogos", disse Sterling.
Por incrível que pareça, um "deles" que Sterling reclama é Magic Johnson, que aprecia em uma foto no Instagram da namorada do dono do Clippers. Não que, por ser estrela, Magic deva ser tratado diferente, mas o racismo de Sterling é tão grande que ele acha ruim ser associado com uma das figuras mais importantes do basquetebol.

Não é a primeira vez que Sterling mostra sua verdadeira face. Sterling já reclamou de minorias em seus apartamentos. Afirmando que "Mexicanos só querem beber, fumar e ficar pela casa". Já disse que gostaria de ter "um treinador do sul dos EUA treinando vários garotos negros pobres".

A lista é grande.

Elgin Baylor, ex-lenda do Lakers, trabalhou com Sterling, gerenciando o Clippers. Baylor processou o dono do time californiano, alegando que teve seu trabalho prejudicado pelo ambiente de intolerância criado por Sterling. Um júri decidiu que Baylor não tinha provas suficientes e inocentou Sterling.

A NBA não pode ficar quieta. Não novamente. A Associação já ignorou o racismo de Sterling por tempo demais. Mas tirar o Clippers de Sterling é um problema. Assim que a Liga e o quadro de governadores aprova um dono, retirá-lo da franquia não é fácil.

A melhor opção para a NBA é suspender Sterling por um longo período de tempo, afastá-lo do comando do Clippers, oferecer dinheiro para que ele aceite a venda da franquia (um buy out) e facilitar a aquisição sob o comando de outro grupo.

Sterling não pode ser forçado para fora do Clippers. Mas a NBA pode mandar uma mensagem forte de que não irá tolerar racismo em seu meio.

ATUALIZAÇÃO: O comissário da NBA, Adam Silver, falará com a mídia antes de Memphisn Grizzlies vs Oklahoma City Thunder.
Share This

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates