HIT THE GLASS

segunda-feira, 3 de março de 2014

NBA 2K15 lista de desejos: como melhorar o melhor game esportivo já feito

O NBA 2K14 é o melhor game de esportes já feito. Seja na current gen (PlayStation 3/XBox 360) ou next gen (PlayStation 4/XBox One) o game da 2K Sports supera todos os concorrentes no gênero. Existe um caso a se fazer de que é o melhor lançamento da next gen, no momento. Mas, nada é perfeito. O NBA 2K15 pode e deve melhorar.



CHEMISTRY:

O sistema de química do time é interessante. Como na vida real, não é só juntar os melhores jogadores. Se não existir química, não atuarão tão bem quanto podem. Infelizmente, o sistema de química, atitude, dos jogadores ainda é quebrado.

Jogadores que são exemplo de profissionalismo, jogadores que são contratados para jogar poucos minutos, todos reclamando de tempo em quadra. Outros, especialmente pivôs, só não jogam mais minutos pois cansam. Mesmo assim, reclamam.

Alguns jogadores sabem seu papel. Mesmo recebendo menos minutos do que acreditam que deveriam conseguem manter o profissionalismo, entender seu lugar na equipe. O NBA 2K15 precisa refletir melhor isso.


JOGOS SIMULADOS:

Um jogador no meu time vinha de um mês com mais de 34 pontos e 7 rebotes por partida. Como a temporada regular estava chegando ao fim, resolvi simular os últimos três jogos. Grande erro. O jogador, de repente, caiu de produção e perdeu prêmio de cestinha da temporada.

Os jogos simulados deveriam manter a tendência das últimas partidas. Pelo menos até certo ponto. Se alguém vinha com média de mais de 34 pontos por jogo, não existe motivos para, nos três jogos simulados, cair para menos de 20.


TÁTICAS MAIS REFINADAS:

Nada tem me frustrado mais do que o esquema defensivo do NBA 2K14. Eu vejo a jogada se desenvolver, vejo alguém ficar livre na zona morta mas seu marcador está dentro do garrafão. Um arremesso de 3 pontos livre.

Sim, existe a opção de marcar um jogador de maneira mais acirrada. Mas alguns não merecem essa atenção constante.

Pontos de enfase como: proteja o garrafão, mas evite dar espaço para arremessos de 3 da zona morta. Mais detalhes além do foco único das opções do NBA 2K14.

Outra coisa que sumiu foi a possibilidade de focar nos rebotes. Em um game com problemas históricos com rebotes seria bom focar nos rebotes ofensivos ou defensivos. Ou ambos. Que tal mandar o time focar nos rebotes defensivos e, no ataque, pensar em voltar para a defesa e não tentar o rebote ofensivo com afinco?

Avisar seu time "sem trocas na marcação, a não ser que os jogadores tenham altura parecida" ou "sem ajuda a um passe de distância".

Determinar um protetor de aro seria uma boa opção. Quantas vezes vocês leva uma cesta ao tentar defender o aro só porque, ao trocar para o jogador mais perto da cesta, o game decidiu que não seria seu melhor defensor? Sim, existem possibilidades para escolher qual jogador você controlará, mas no dinâmico basquetebol cada segundo é precioso.

Algo tão simples como escolher quem leva a bola para o ataque deveria ser uma opção. Na Association tenho Rajon Rondo de armador titular. Resolvi contratar Lamar Odom, que estava juntando teias de aranha como Free Agent. Mesmo com Rondo em quadra, Odom é escolhido para levar a bola, enquanto Rajon corre para o ataque.


JOGADAS:

Até certo ponto, a franquia Madden deixava você criar jogadas. Nada de escolher jogadas prontas de outros treinadores, mas criar cada movimentação, passe, opção. Algo simples que o NBA 2K15 poderia ter.


PLAYOFFS:

Os playoffs da NBA têm um clima diferente. A eletricidade está no ar. Torcedores, times, reagem mais intensamente a cada jogada. O NBA 2K14 melhorou muito neste quesito, mas ainda existe espaço para mais.

O clima dos playoffs poderia afetar jogadores.

Um time experiente como o San Antonio Spurs não sentiria a diferença. Uma equipe jovem, chegando pela primeira vez aos playoffs, sentiria o peso do momento. Alguns jogadores piorariam sua performance, outros melhorariam.


D-LEAGUE:

Entendo por que a 2K Sports retirou a D-League do modo carreira. Muita gente não tem tempo ou paciência para começar por baixo, crescendo aos poucos. Mas o sumiço completo da D-League não é bom para o game.

Poucas coisas são tão divertidas quanto achar um bom jogador escondido na liga D, contratá-lo e desenvolver suas habilidades. Uma solução boa e barata para times acima do cap.


RELOCAR FRANQUIAS:

Outro modo emprestado do Madden. O Association, ou My GM, poderia permitir que o player relocasse sua franquia. Dando um novo nome, uniformes, logo, arena, etc no novo local. Você cansou de ouvir falar que o Los Angeles Clippers é o primo pobre? Tire a equipe de LA. Saudades do Seattle Supersonics? Leve sua franquia para Seattle. Reescreva a história.
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