HIT THE GLASS

segunda-feira, 10 de março de 2014

Carmelo Anthony para o Chicago Bulls - Rumor exagerado


"Nunca diga nunca, coloque como 99% de chances", Phil Jackson sobre rumores de uma aposentadoria de Michael Jordan. O novo assunto correndo pela mídia americana é de que Carmelo Anthony, ala/ala-pivô do New York Knicks, pelo menos por enquanto, estaria com as malas prontas para Chicago na próxima temporada. Por diversos motivos, dos quais falaremos abaixo, não digo que Melo não vai para o Chicago Bulls nunca, mas a chance é de 1%.


Da parte do Knicks:


Esqueçam a narrativa repetida ad nauseam de que o Knicks tem problemas de cap e não tem escolhas no draft. Um belo truque usado seguidas vezes pela imprensa, dando a informação pela metade.

Situação do cap do Knicks: após a temporada 2014-15 o Knicks não terá grandes contratos. Grande parte da troca envolvendo Andrea Bargnani foi para limpar o elenco dos contratos de Steve Novak e Marcus Camby, que duravam até 2015-16.

A principal mudança, no entanto, será a ausência do pior contrato na história recente da NBA: Amar'e Stoudemire, que receberá algo em torno de $23M, deixa o Knicks.

Supondo que Anthony realmente aceite o corte no pagamento que prometeu - um corte real e não os cortes de $2M de LeBron James, Dwyane Wade - o time fica em uma excelente posição para montar um elenco em volta da estrela de New York.

As escolhas do draft: o grande problema do Knicks quando o assunto é escolhas de draft são trocas. Pelos últimos movimentos do time e regras da NBA, o Knicks não tem escolhas de 1º round para trocar. O que não importa muito quando seu plano inicial é atacar o mercado de agentes livres.

Sobre jovens talentos para possíveis trocas, o Knicks tem as escolhas de 2015, 2017, 2018, 2019. Nada mal para uma franquia que OH NÃO! NÃO EXISTEM ESCOLHAS! O QUE FAREMOS!?

O desafio para os executivos do Knicks é convencer Carmelo Anthony de que vale a pena esperar a próxima temporada para, se tudo funcionar, construir um time que dispute o título. As conversas com Phil Jackson, que receberia carta branca, mostram que o time está disposto a rebater para o muro.

E quem garante que a próxima temporada será tão ruim quanto a atual? O Knicks acabou de vencer 54 partidas na temporada passada. TUDO que poderia dar errado deu na atual. E, ainda assim, existe uma milagrosa possibilidade do Knicks chegar aos playoffs.

E o Chicago Bulls?

Para abrir caminho para Melo, o Bulls deverá mover mais peças do que um tabuleiro de War (Risk para os mais novos) voando pelos ares após mais uma aliança frustrante de seus amigos quando você estava perto de conquistar o mundo. Não que algo parecido tenha acontecido comigo. Duas vezes. No mesmo final de semana.

Chicago teria que abrir mão de Taj Gibson ou Mike Dunleavy. Mais provável seria a saída de Dunleavy. O que deixa a dúvida: Melo voltaria para a ala, onde produz menos e é um problema defensivo ao contrário da posição de ala-pivô?

Um problema menor, mas ainda problema, o Bulls teria que, finalmente, anistiar Carlos Boozer. Por algum motivo, Chicago parece recusar a noção de que Boozer tem um péssimo contrato para sua produção. Os executivos do Bulls parecem determinados a deixarem que os bons ventos levem o contrato do ala-pivô de barba estranha.

Nikola Mirotic, um sonho do Bulls, ficaria mais longe. Com Melo, a oferta do Bulls seria em torno de $2,7M, Mirotic busca, mais ou menos, de preferência mais, $4M para deixar a Europa. Será que Chicago arriscará um jogador que inicia a curva descendente de sua carreira, desistindo de um jovem promissor?

Derrick Rose está a duas temporadas fora das quadras. Deve existir alguma parte da intuição de Melo que o faz pensar "Se esse cara não volta fico em uma situação parecida com a atual do Knicks. Um bom pivô defensivo - Joakim Noah/Tyson Chandler - e um jogador recebendo o máximo mas não produzindo nada perto - Derrick Rose/Amar'e Stoudemire. Será que arrisco?"

Mas o maior obstáculo pode ser o dono do Bulls, Jerry Reinsdorf. Conhecido pão duro, Reinsdorf tenta evitar contas sempre que pode. Passar do teto salarial chega a dar alergias ao ricaço dono. Para manter Noah, Rose, Melo, Jimmy Butler e construir o restante do time, Reinsdorf terá que pagar. E ele não gosta disso.

Perguntem ao Scottie Pippen.
Share This

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates