HIT THE GLASS

domingo, 16 de fevereiro de 2014

História dos uniformes do All-Star Game - uma conversa com Adriano Albuquerque


Com participação especial de Adriano Albuquerque, colega de NBA.com, uma "conversa" sobre alguns dos uniformes mais marcantes do All-Star Game. Se vocês gostarem, pressionem o Adriano no Twitter para virar algo corriqueiro aqui no HtG.

1975


Adriano: É uma tradição desde os primeiros All-Star Games ter estrelas nos uniformes (Star = Estrela, entendeu?), mas, nos anos 60, as camisas não tinham os nomes das conferências. Esses nomes foram adicionados nos anos 70. Neste modelo de 1975, temos poucas estrelas, um modelo bem simplório, mas que me agrada. Gosto das letras estilizadas e mais finas e das estrelas pontuando o nome da conferência. Que achas, Rubens?

Rubens: Realmente esses são de 1975, deixando as letras estilo filme Western mais a ver com o local, Phoenix. Os shorts também tinham um detalhe ao lado inspirados nos uniformes do Phoenix Suns na época. O roxo e laranja também lembram o time anfitrião. Gostaria que os números acompanhassem o estilo das letras, com o contorno em laranja também, mesmo assim uniformes lindos.

1984


Adriano: Os uniformes de 1984, para mim, são a perfeição em termos de uniformes de All-Stars. Estrelas com cores alternadas pontilhando a lateral da camisa e as mangas, as cores da bandeira americana nos detalhes de ambas as camisas, a fonte dos logos na camisa e nos shorts... Para mim, poderia ter ficado assim para sempre. Embora eu ache que a alternância de cores dos anos 60 e 70, homenageando os times das cidades que recebiam o jogo, era bem legal também. Mas podiam todos seguir este padrão.

Rubens: Esses uniformes são clássicos. Um design que sobrevive ao tempo, não fica velho. E foi uma época que NBA tratou os uniformes do All-Star Game como de equipes. Quando visitante o Leste usava vermelho, quando local branco, e o Oeste usava azul quando era visitante, branco também quando em casa. Michael Jordan, Magic Johnson, Kareem Abul-Jabbar. Grandes jogadores, grandes memórias.

1986-1992


Adriano: De 1986 a 1992, a NBA padronizou os uniformes, e todos passaram a ter um logo da NBA acima dos números. Esse uniforme marcou tanto que eles reeditaram para a despedida do Michael Jordan em 2003. Eu acho que a logo da NBA arruinava o grande desenho da geração anterior. Ainda era legal - e ficou mais legal ainda em 2003, com os shorts compridos - mas não é tão marcante quanto o anterior. Fica parecendo uniforme patrocinado.

Rubens: Apesar de preferir o EAST ALL-STARS e WEST ALL-STARS dos modelos de 1984 eu gosto do loga da NBA nesse estilo. Usar o EAST e WEST nos calções como se fossem listras laterais também é um bom toque. Ao contrário de você Adriano prefiro esses uniformes com os calções curtos, o efeito dessa faux (sim, joguei um francês falando de moda) listra fica melhor.

1995


Adriano: Nos anos 90, uma onda de uniformes caricatos invadiu a NBA, e toda camisa e short tinha um desenho diferente, um bicho animado, um foguete em movimento, etc. Naturalmente, a tendência foi adotada nos uniformes de All-Star Game, como em 1995, em Phoenix. Os uniformes seguiram as cores do Phoenix Suns e tinham um cacto, bastante presente nos desertos do Arizona, dentro de uma estrela laranja, parte da bandeira do estado. Foi uma homenagem legal que tornou este uniforme único, mas... Uma camisa de basquete com um desenho de um cacto? Que diabos? E eu já não gosto muito de uniformes roxos...

Rubens: Os anos 90 e sua moda. Cores gritantes, desenhos exagerados. NBA foi no embalo e abandonou completamente o o estilo antigo dos uniformes de All-Star Game. Os últimos bons anos de Penny Hardaway e Grant Hill antes das múltiplas lesões roubarem duas brilhantes carreiras no alto de seu esplendor me fazem ter um lugar especial no meu coração de amante do basquetebol para esses uniformes. Meu senso de moda no entanto percebe como são produtos de uma época com gosto duvidoso.

1996


Adriano: Apesar disso, eu gosto do uniforme de 1996, nas cores "Fiesta" do San Antonio Spurs, sede do All-Star Game naquele ano. As cores são bonitas, as letras são divertidas e eu gosto das listras laterais. Tem um sotaque latino, não acha?

Rubens: Com uma pimenta jalapeño e aquele azul-petróleo tão característico dos anos 90. Além dos uniformes o All-Star Game de 1996 trouxe um dos meus momentos favoritos:



1997-2002


Adriano: Entre 1997 e 2002, a NBA desistiu de tentar fazer uniformes originais para o All-Star Game e resolveu mandar todos os jogadores usarem os uniformes de seus próprios times, criando uma confusão visual enorme. O pior de tudo é que eles ainda fazem isso nos jogos entre novatos e segundo-anistas até hoje! Por que, Rubens, por que????

Rubens: Não sei, Adriano, não sei. Com cada atleta usando o uniforme do seu time o All-Star Game pareceu perder a identidade visual. A coisa parecia mais uma pelada de final de semana do que uma partida entre os melhores do mundo. Bom que a NBA desistiu.

2003


Adriano: Para o jogo de 2003, que seria o último All-Star Game de Michael Jordan, a NBA decidiu reeditar os uniformes do jogo de 1985 - o primeiro do melhor jogador de basquete de todos os tempos. Por sorte, eles não trouxeram de volta os shorts curtos, e como o Rubens já disse antes, o EAST e WEST verticais nos shorts deram um toque especial. Minha única reclamação em relação a esse uniforme é o mesmo de antes: os logos da NBA no topo da camisa.

Rubens: Ah, o retorno de um clássico. O tempo não prejudicou a beleza dos uniformes. Linda homenagem ao maior jogador de basquetebol de todos os tempos. E poderia ter sido mais linda ainda. MJ quase venceu a partida com um arremesso no final.


2008


Adriano: A partir daí, a NBA voltou a produzir uniformes especiais para o All-Star Game, mantendo quase sempre um padrão de azul para o Leste e vermelho para o Oeste, com o time que estivesse jogando em casa de branco. Isso produziu alguns uniformes interessantes, e outros... Catastróficos. Este de 2008, inspirado em Nova Orleans, é, na minha opinião, o uniforme mais bizarro de todos os ASGs. Um time usava branco na frente e o outro, nas costas! A tipografia era bonita, o dourado das costas da camisa do Oeste poderia funcionar se fosse na camisa inteira, mas fora isso... Sem comentários.

Rubens: Pareciam quatro equipes em quadra. Uma azul, uma branca, uma dourada e uma prateada. E, verdade, o tom de prateado do Leste parecia um branco. A tipografia de EAST e WEST nos uniformes, no entanto, era linda.

2012


Adriano: Da nova geração de uniformes, os de 2012 tinham as camisas que eu mais gostei. O degradê de cores era interessante, as estrelas eram simples e bem colocadas, a tipografia das logos também. As bermudas podiam ser um pouco mais imaginativas e seguirem a gradação de cores, mas no geral, era um conjunto sólido. Rubens?

Rubens: Para manter as cores das bermudas seria interessante se o degradê das camisetas fosse invertido, escurecendo conforme se aproximasse da parte de baixo. Assim a diferença de cores entre camisetas e calções teria uma passagem mais fluída. Tirando isso, sim, sólido conjunto.

2014


Adriano: Este ano, a NBA seguiu outra moda nova e lançou as camisas do All-Star Game com mangas. Isso vem causando muita polêmica, e eu acho que o grande problema é a tradição das camisetas regata. Nos acostumamos a ver os jogadores usando camisas sem manga, e realmente, é muito mais funcional jogar sem mangas. Mas essas camisas, para mim, até que são legais. São muito simplórias, poderiam ter mais elementos, mais estrelas, os shorts poderiam ter mais detalhes, e eu não entendo o que é aquele traço no ombro direito. Mas eu usaria essas camisas.

Rubens: O traço diz NOLA * 14. Eu não sou o maior fã das camisetas com mangas e preferia algo mais familiar na frente, nome do time mais números. Obviamente o ombro fica melhor com o número do que sem nada. Concordo com você, um dos maiores problemas das uniformes com mangas até aqui é não aproveitar o material extra para ousar um pouco nos designs.
Share This

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates