HIT THE GLASS

terça-feira, 4 de junho de 2013

Previsão para as Finais da NBA

A narrativa desta série pode ser: o time feito em casa contra o time comprado. Mas, como o HTG abomina narrativas, é a série de um time veterano contra o melhor time da NBA. O San Antonio Spurs e o Miami Heat se enfrentam nas Finais da NBA de 2013. E a série promete.
O Miami Heat venceu as duas partidas contra o San Antonio Spurs na temporada regular. O primeiro confronto fez bastante barulho na imprensa, mas não pelo basquetebol. Gregg Popovich, treinador do Spurs, resolveu poupar Tim Duncan, Manu Ginobili, Tony Parker e Danny Green. Como não alegou nenhuma lesão, o Spus acabou multado pelo comissário David Stern (na foto abaixo. Alguns especialistas dizem ser um photoshop, mas ainda não afirmaram com certeza).


Mesmo sem o "Big 3" do Spurs, Miami precisou de ótimas atuações do seu "Big 3". LeBron James terminou com 23 pontos, nove rebotes, sete assistências, quatro roubadas de bola e quatro turnovers, Chris Bosh fez 18 pontos e pegou 12 rebotes e Dwyane Wade fez 19 pontos, pegou cinco rebotes e deu cinco assistências. E o Heat venceu por 105 a 100.

Na segunda partida, Erik Spoelstra, o às vezes genial, às vezes horrível treinador do Heat, dependendo do resultado e humor da torcida, retirou LeBron James, Dwyane Wade e Mario Chalmers. Como Miami alegou lesões de seus atletas o time escapou da multa.

Apesar de não contar com James e Wade, Miami ainda tem um grande elenco. Entre eles estão Bosh, um dos melhores ala-pivôs da NBA, e Ray Allen, o maior arremessador de 3 da história da Liga. Com uma cesta de Bosh nos últimos segundos o Heat venceu a partida.

Mas a hora de descansar estrelas acabou. San Antonio busca o quinto título da franquia, Miami o terceiro. E James deseja apagar o gosto amargo da varrida sofrida nas mãos do mesmo Spurs nas Finais de 2007, quando ainda jogava no Cleveland Cavaliers.

Os dois times, como todos nos playoffs, lidam com pequenas lesões. Mas ninguém deve ficar de fora.

Miami tem a melhor defesa de pick-and-roll na NBA, a principal arma do Spurs. Recentemente, o Heat tem tido sucesso em diminuir o ritmo do francês. No entanto, em uma série de sete jogos - por favor, 4 a 3 pra qualquer um dos times, mas sete jogos. Sim? - e com Popo de seu lado, difícil não acreditar que o time texano se adapte à defesa do Heat.

Essa defesa de pnr pode prejudicar o brasileiro Tiago Splitter. Tiago já viu sua produção diminuir nos playoffs, mas tem sido mais eficiente, 58,2% FG, na pós-temporada. Se San Antonio conseguir pick-and-rolls com Tiago, o ala-pivô não deve ter problemas para continuar a produção. Do contrário, Splitter não arremessa de fora como West e isto pode dar chances do Heat fechar o garrafão (na foto abaixo a localização dos arremessos dos dois atletas).


Popovich certamente viu o Indiana Pacers dar problemas para o Heat com seus rebotes ofensivos. Mesmo não ameaçando tanto a defesa de Miami individualmente, Tiago pode repetir o sucesso do Pacers nos rebotes ofensivos. West pegou 7,3% de todos rebotes ofensivos do Pacers nos playoffs, o brasileiro tem 6,3% dos rebotes ofensivos do Spurs.

Além de mais efetivo ofensivamente, Splitter é mais efetivo defensivamente também. Com um  DRtg de 98 nos playoffs, contra 104 de West, Tiago, se ficar longe dos problemas com faltas, vai ter a oportunidade de imitar um pouco Roy Hibbert e defender o aro.

O companheiro de Splitter no garrafão, Tim Duncan, deve estar salivando para encontrar Bosh. Duncan é um monstro diferente de Roy Hibbert na defesa. Diferente, mas efetivo. Bosh já não vem de boas atuações - errou 26 dos últimos 34 arremessos de quadra e pegou mais de nove rebotes em apenas duas das últimas 34 partidas - e pode sentir a pressão do momento. 

Outro que saliva é LeBron James. Kawhi Leonard aparece com a etiqueta de "o melhor defensor que James verá nesses playoffs". Sozinho, Leonard não vai parar James. Ninguém vai. A ajuda defensiva vai ser importante. Duncan sempre está ligado nesses momentos. O problema pode ser Tiago. O ala-pivô pode chegar um pouco atrasado na ajuda. Se atrasar, Tiago estará em um vídeo no YouTube rapidamente, no lado ruim de uma enterrada. Além disso, James ainda pode ajudar a carregar o brasileiro de faltas, tirando uma ameaça nos rebotes ofensivos e na defesa.

Miami usará seu tamanho - apesar de não ser um time alto no garrafão é bastante alto no perímetro - para pressionar e tentar empurrar Parker para as laterais. Norris Cole, amis que Mario Chalmers, pode ser uma excelente arma contra o armador do Spurs. Parker, por sua vez, não deve se abalar como George Hill na última série.

San Antonio encaixa bem com Miami. Ainda que não tenha a força do Pacers, é alto um time no garrafão. Splitter e Duncan pontuarão na área pintada. Se Parker conseguir contra-atacar a defesa agressiva do Heat também vai dar muitos problemas para uma equipe que, muitas vezes, sofreu com armadores de elite.

Já o Heat deve aproveitar a dificuldade do Spurs em lidar com times com jogadores atléticos. Como sempre, Miami tentará forçar turnovers e partir em contra-ataques rápidos e mortais. Forçando turnovers e mantendo a batalha pelos rebotes equilibrada Miami pode ter sucesso. Contar com o melhor jogador do mundo também ajuda. Ah! E dois top 15 da NBA. E um dos melhores defensores da Liga. E o melhor arremessador de 3 pontos da história da NBA.

Vencedor: Miami Heat. Para não ficar em cima do muro, acredito que Miami é 51% favorito na série.

As partidas serão transmitidas pela ESPN:

Jogo 1: 06/06, em Miami, 22h.
Jogo 2: 09/06, em Miami, 21h.
Jogo 3: 11/06, em San Antonio, 22h.
Jogo 4: 13/06, em San Antonio, 22h.
Jogo 5*: 16/06, em San Antonio, 21h.
Jogo 6*: 18/06, em Miami, 22h.
Jogo 7*: 20/06, em Miami, 22h.
*se necessário.

A novidade é que Everaldo Marques, em seu Twitter, anunciou que, a partir de sexta-feira o canal 560 da NET HD passa a ter a programação da ESPN - ESPN+ vai para o 569. Então, teremos Finais da NBA em HD.


Share This

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates