HIT THE GLASS

sábado, 15 de junho de 2013

Como o Heat venceu o Jogo 4

O Miami Heat venceu o Jogo 4 das Finais da NBA e empatou a série contra o San Antonio Spurs em 2 a 2. LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh encontraram seus arremessos, San Antonio cometeu muitos turnovers e a vitória veio fácil no segundo tempo. Mas, o que mudou?


Diferente das três primeiras partidas, James, Bosh e Wade tiveram menos arremessos longos. Bosh arremessou de lugares onde está mais acostumado a ter sucesso. James e Wade atacaram o aro cedo, encontrando um ritmo e, pelo menos James, traduziu isso em confiança para converteu chutes de meia distância.

Jogo 1, Jogo 2, Jogo 3 e Jogo 4 de cada uma das estrelas do Heat
Ao contrário do que fez no Jogo 3, James foi agressivo. Quando o Heat recuperava a bola, o ala atacava cedo. Atacando cedo, James não permitiu que a defesa do Spurs se organizasse. 

Jogo 3
Jogo 4

Nas fotos acima, fica claro o espaço que LBJ encontrou. Quando antes tinha uma linha em sua frente e alguém esperando atrás, atacando cedo ele encontrou o espaço que precisava. E sem um defensor atrás, San Antonio não conseguiu afunilar a infiltração do melhor jogador do mundo.

A foto do Jogo 3 (sim, aquela mesmo ali em cima), caracteriza a passividade de LeBron James no Jogo 3. Na troca de marcação o brasileiro Tiago Splitter ficou com a tarefa de parar  James. O pior não foi James não ter atacado a cesta, a defesa do Spurs está muito bem postada, foi ter, por duas vezes, recusado arremessar do lance-livre e ter chutado dos 3 pontos.


Isso não foi problema no Jogo 4. Quando Matt Bonner deu espaço para James, com a defesa do Spurs novamente bem postada, o ala do Heat resolveu arremessar do lance-livre.

Tem sido uma tática do Spurs. O time texano parece ter resolvido deixar James, mas principalmente Wade e Bosh, arremessarem de meia distância, long 2s e de 3, cortando os caminhos para o aro.

Apesar de seguir sem um grande aproveitamento de fora do garrafão, o que nunca foi seu forte, Wade também atacou o aro cedo e constantemente.

Aproveitamento de Wade e locais de onde arremessou


O ala-armador do Heat converteu apenas 4-13 FG de fora do garrafão. Por sorte, mais da metade de seus arremessos foram perto do aro. No garrafão, Wade converteu 10-12 FG, errando apenas dois na área restrita.

Bosh não mudou muito o estilo de jogo. Mas recebeu passes onde teve mais chances de sucesso. Menos arremessos de 3 e long 2s e mais chutes onde é mais confortável para ele.
Muito se falou da defesa do Heat. Como a agressividade dos defensores do atual campeão da NBA forçou os incríveis 19 turnovers do Spurs. Mas não foi bem assim.




Miami forçou somente sete dos 19 TOs do time da casa. Na foto acima, Manu Ginobili força um passe para Tim Duncan. Não existia chance do passe chegar nas mãos do ala-pivô texano e havia bastante tempo para trabalhar a bola. Dois turnovers do Spurs aconteceram em bolas ao alto.

Se San Antonio não cometesse cinco dos 12 erros não forçados pelo Heat o Jogo 4 seria diferente.

O pick-and-roll alto do Spurs funcionou o jogo inteiro. O grande problema foi a finalização. Tiago, por exemplo, mais de uma vez recebeu a bola no garrafão e tomou a decisão errada. Uma vez trouxe a bola à altura de sua cintura, dando chance para o roubo. Outra atacou o aro quando tinha um companheiro livre na linha de 3 pontos. E também complicou uma jogada, driblando quando deveria ter passado rapidamente.

Mais do que nunca o Jogo 5 é de extrema importância para decidir a série. O time que vencer a partida deste domingo (21h com transmissão da ESPN) terá duas chances de vencer o título. 

Miami não deve esperar que San Antonio cometa os mesmos erros e torcer para que Wade, James e Bosh repitam o Jogo 4. De qualquer maneira, a partida promete qualidade e emoções.
Share This

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates