HIT THE GLASS

sábado, 6 de abril de 2013

Larry Sanders coloca o bloco na rua


Uma das críticas que mais escutei no auge de Shaquille O'Neal foi "ele deveria dar mais tocos". Meu argumento sempre foi que um dos motivos pelo número de tocos de Shaq era o fator intimidação. O que via, mais do que com outros grandes bloqueadores, era jogadores mudando seus arremessos quando Shaq estava por perto. Hoje, com estatísticas avançadas, isto ganhou um nome "O Efeito Dwight"(OED para encurtar), e seu maior exemplar é Larry Sanders, do Milwaukee Bucks.
Em seu terceiro ano na NBA, Larry Sanders finalmente recebe um pouco de reconhecimento, mesmo que ele seja limitado ao pequeno grupo de pessoas que devoram e analisam cada aspecto de uma partida de basquetebol.

Sanders está tendo as melhores marcas em pontos por jogo, rebotes por jogo e tocos por jogo. Ele tem a maior BLK% da NBA. Com Sanders em quadra, o Bucks tem a quarta melhor defesa da NBA, permitindo 99 pontos a cada 100 posses de bola.

Com algumas estatísticas postas de lado, é hora de falar de como Sanders protege o aro. Com Sanders perto do arremesso, os adversários convertem, apenas, 34.9% de seus arremessos. Mais importante de tudo, Sanders bloqueia 7,6% de todos arremessos em quadra.

Mas, é quando comparamos o jovem pivô com os nomes que mais lembramos quando o assunto é proteger o aro que tudo fica mais claro. Jogadores como Dwight Howard, do Los Angeles Lakers, Serge Ibaka, do Oklahoma City Thunder, e Tyson Chandler, do New York Knicks.

Entre os quatro, Sanders é o segundo em tocos por jogo, mas com quatro minutos por jogo a menos que o líder, Ibaka. Sanders lídera em tocos por jogo PER 36 e em BLK%.

Mas, estes números não cobrem a importância de Sanders na defesa.


O gráfico acima mostra o local de cada toco dos quatro jogadores (até o dia 6/04/2013). 

A diferença de Sanders se encontra aí. Sanders não arrisca os tocos em qualquer momento. Ele estuda os adversários, sabe de suas vantagens. Assim, ele consegue proteger o aro em seu local mais importante (a área restrita é o único lugar onde jogadores da NBA tem um aproveitamento maior do que 60%). 

Mas não é só nos tocos essa diferença. O OED de Sanders é incrível. A redução de acertos quando ele protege o aro é mais importante, até que os tocos.


Acima, o FG% dos adversários. Quanto mais vermelho, mais arremessos são convertidos na área. Com Sanders em volta, os adversários se preocupam mais com o toco do que com o arremesso tornando o pivô o melhor protetor de aro na NBA, hoje.

E o Bucks sabe disso. Para apoiar Sanders como o MIP - Most Improved Player, jogador que mais melhor da temporada passada para a atual, o Bucks distribuirá blocos de montar (blocks em inglês. entenderam!? Hein!? Hein!?) com o nome de Sanders, os #LarryBlocks (Bucks provando adorar um trocadilho)




Mas Sanders não pára por aí.
"Acredito que [aprender a cavar faltas de ataque] me levará a um outro nível como defensor"

Se conseguir adicionar mais armas ao seu vasto repertório defensivo, Sanders poderá fazer história na NBA.
Share This

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates