HIT THE GLASS

quarta-feira, 20 de março de 2013

Do outro lado da LINha

Estranhei quando o assunto Jeremy Lin  no New York Knicks voltou a circular pelo Twitter. Não entendi muito os motivos disto, até ficar sabendo que um grupo de nove blogueiros que cobrem o Knicks lançou um livro que se propõe a contar a história da Linsanity. Então, como uma lâmpada na cabeça de um desenho animado, entendi. A volta da ideia "Knicks seria melhor com Lin" ficou clara. Não entrando na questão ética, será que Lin realmente está melhor que os armadores atuais do Knicks?
Comparando com ele mesmo, e usando o PER 36 para que os minutos a mais que tem nesta temporada não afetem a performance (apesar de ter menos pontos por jogo, menos assistências por jogo mesmo jogando quase 10 minutos a mais), Lin tem caiu de 19,6 pontos por 36 minutos para 14,5, de 8,3 assistências por 36 minutos para 6,7.

A TS% de Lin caiu de 55,2% para 53,7% e o DRtg de Lin passou de 101 para 107. Se levarmos em conta que, em Houston, Lin não tem "Carmelo Anthony atrapalhando" seus números não deveriam cair tanto.

Comparando com Jason Kidd, Raymond Felton e Pablo Prigioni, Lin não leva vantagem. É o pior arremessador de 3 pontos e lances-livres, seu eFG só é melhor que de Felton, tem a pior média de assistências por TOs (o asst/TO ratio), só Prigioni tem um TOV% maior e o argentino sofre por estar a maior parte do tempo com os piores jogadores do Knicks, só Kidd tem um ASST% menor.

Além de tudo listado acima, uma coisa pouco comentada foi a recusa de Lin a algumas jogadas do Knicks. Lin se recusava a fazer jogadas para alguns jogadores importantes do Knicks (o que fica evidente em alguns momentos da famosa partida contra o Miami Heat, que acabou com a Linsanity) e prendia a bola demais. Os armadores veteranos do Knicks também têm a confiança de todo o time, já que, sabem que não prenderão a bola tentando um arremesso forçado.

Então, se um grupo de blogueiros do Knicks tentar vender a ideia de que o Knicks seria muito melhor com Lin, lembrei destes números e informações.
Share This

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates