HIT THE GLASS

quinta-feira, 28 de março de 2013

Carmelo Anthony, assistências e percepções: como Anthony abandona o rótulo de fominha

As percepções nos enganam. Muitas vezes, se forma uma opinião sobre um atleta e demora para aceitar as mudanças. Um exemplo claro é "LeBron [James] é amarelão" depois das Finais de 2011, ignorando que LeBron foi o melhor jogador dos playoffs até ali. Uns anos antes era "Shaquille O'Neal só joga bem por ser grande". Uma delas, por mais que alguns não queiram admitir, ou não conseguem enxergar o jogo: Carmelo Anthony é fominha.
Nesta temporada, com jogadores que confia em sua volta, Melo, o ala/ala-pivô do New York Knicks, tem feito os passes que não fazia antes. Não por falta de talento mas por falta de vontade. Falta de confiança nos outros talvez. Um sinal de maturidade e evolução de Anthony.

Colocar Melo no post-up fez com que ele mudasse seu jogo. Não mais a bola morre em suas mãos. Em 2012-13 Anthony tem sido rápido e inteligente na hora de encontrar seus companheiros.



Nem sempre o passe vai ser tão complicado quanto achar um companheiro do outro lado da quadra. Muitas vezes, um simples passe na chegada da marcação dupla pode ajudar.



Uma jogada onde, normalmente, Anthony giraria para o fundo da quadra, tentando um fadeaway ou forçando a infiltração vira um arremesso livre para Felton.

Anthony tem sua temporada com menos assistências por partida. Um caso onde os números não falam toda a verdade. Uma visão comum seria olhar o número de assistências por partida e dizer "Viu Rubens, Melo segue fominha". Ignorar a sequência da jogada é o erro.

Nem sempre os passes de Melo viram assistências dele. Com a movimentação de bola pelo perímetro após Melo chamar a marcação dupla e fazer o primeiro passe, o ala do Knicks deve ser um dos líderes em "assistências de Hockey"na NBA (no Hockey o jogador que fez o passe para o que fez a assistência também recebe uma assistência em suas estatísticas. A assistência de Hockey).


Este ainda é um passe simples. A marcação chega, Anthony passa para o companheiro mais próximo. A coisa fica mais bonita quando ele lê a defesa secundária. Quando vê um companheiro livre atrás da defesa.

No post-up com uma assistência de Hockey:



Ou na ISOMelo com uma assistência direta:



As mudanças são sutis. Não são gritantes como um aumento nas assistências por jogo. Quem abandonar as percepções antigas ou a rivalidade com um jogador e tentar "ver o jogo" perceberá que a movimentação de bola de Anthony é uma das razões do Knicks ter o melhor retrospecto desde 2000-01. Apesar de ainda ter momentos de forçar arremessos, Anthony tem chamado a marcação dupla e iniciado o ataque movendo a bola em grande parte das vezes, demonstrando uma vontade de fazer a coisa certa.
Share This

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates