HIT THE GLASS

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Kobe disserta sobre os problemas do Los Angeles Lakers

Kobe Bryant tem opiniões sobre tudo. Enquanto o Los Angeles Lakers caiu para 17-24, 12° na Conferência  Oeste, Bryant identificou todos os problemas do time. E, segundo Kobe, nenhum dos problemas passa por ele.

Aqui, algumas das coisas que Kobe falou:
"Tentei mudar meu jogo para dar a bola para [Dwight Howard]. De vez em quando, pareço um idiota, porque salto, tenho o arremesso, mas tento encontrá-lo. Mas, ele acredita que vou arremessar, então vira de costas. Tento pensar em passar a bola, cuidar dele o máximo possível. Me tira do ritmo, mas não tem problema. Se ajudar o time, posso fazê-lo."
Ora, Kobe é um dos jogadores que mais arremessou na história da NBA (Kareem Abdul-Jabbar lidera a NBA com 28.307 arremessos. Bryant está em 6° com 23.6013 até agora. Kobe só arremessou menos de 1.500 vezes em cinco temporadas. Duas em suas duas primeiras temporadas e duas em temporadas de locaute.), ao final de sua carreira, certamente estará em primeiro lugar. Nada mais natural para Howard esperar que ele arremesse.

Outro problema é a maneira como Bryant tenta entregar a bola para Howard. Uma das primeiras coisas que se aprende no basquetebol é a não sair do chão para passar. Pulando para passar, você aumenta as chances do adversário fechar as linhas de passe e você acabar forçando um arremesso (coisa que sabemos que Kobe odeia), ou cometendo um turnover.

Se Kobe resolver arremessar menos e passar para Howard, o pivô tem que pontuar. Infelizmente, o post-up não é o lugar para Howard converter arremessos. Em algum momento no caminho entre Orlando e Los Angeles, Howard esquecem que é extremamente efetivo no pick-and-roll e resolveu que será um sósia de Shaquille O'Neal, dominando o garrafão.

Fazendo 0.78 pontos por posse, convertendo 48,2% dos arremessos ali e cometendo um turvnover em 19,7% das posses no local, Howard deveria desistir do post-up.
"Devemos voltar para o básico. Devemos colocar caras em posições boas para terem sucesso. Steve [Nash] é melhor no pick-and-roll, Pau [Gasol] é melhor no post, eu sou melhor abaixo da linha de lance-livre. Vamos voltar ao básico".
Kobe tem razão. Com Nash e Howard, o Lakers deveria ter um pick-and-roll incrível. Howard chegando no Lakers deveria resolver o problema da falta de mobilidade de Gasol. Howard faria o pick-and-roll com Nash, Kobe aproveitaria as oportunidades que surgiriam disto, descansando para os momentos finais do jogo.

 O que não acontece. Howard desistiu de fazer o que mais sabe. Não quer acompanhar Nash no pick-and-roll. Qual a solução? Colocar Gasol para fazer o pick-and-roll? Tirando ele, ainda mais, de perto do aro e o obrigando a usar algo que não tem: velocidade? Boa sorte, Mike D'Antoni.
"Olha, ninguém é mais critico de seus jogos do que eu. E, no momento, tenho que arremessar melhor, jogar melhor. É em mim [a culpa]".
Kobe assume a responsabilidade das derrotas. Enquanto culpa todos ao mesmo tempo.

E, por mais engraçado que pareça ser, Kobe esquece de falar sobre o maior problema do Laker: a defesa. E, neste quesito, Bryant vem tendo uma das piores temporadas de sua carreira. Contente em tentar roubar bolas nas linhas de passe, ignorando que deve manter sua posição, Bryant é um dos principais motivos pela fraca defesa de perímetro do Lakers.

"E a defesa de transição?", me perguntam. "Quem é o jogador que mais reclama quando acredita que levou uma falta?", eu respondo.

No final, culpar os outros, ser complacente, iniciar um motim contra o treinador, nada disso vai ajudar o Lakers enquanto o time tenta uma vaga nos playoffs, para evitar o que a torcida vai perceber como um vexame histórico.
Share This

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates