HIT THE GLASS

domingo, 16 de setembro de 2012

Propagandas nos uniformes da NBA, a batalha pode estar perdida

Recentemente, algumas pessoas que participam do NBA Fan Forum receberam uma pesquisa falando sobre as propagandas (vamos falar a verdade, não é patrocínio, os times não precisam do dinheiro das empresas que pagaram por espaço para seguir funcionando. É pura e simplesmente ganância de lucrar ainda mais, ignorando tradição e vontade dos torcedores) nas camisetas da NBA.

Nesta pesquisa, a NBA procurava saber como os torcedores se sentiam em relação ao assunto. Como na pesquisa retirada da homepage da NBA, a resposta deve ter sido esmagadoramente negativa para os planos de David Stern e os donos de franquias.

Três dias depois, uma nova pesquisa foi enviada aos membros do Fórum. Mas, desta vez, nenhuma opção para rejeitar a propaganda. Ao invés disso, a pesquisa falava como se a decisão tivesse sido tomada por baixo dos panos, sem a participação de quem paga para ver a Liga.

Uma das perguntas era "O logo da empresa será no lado esquerdo, qual o tamanho que a propaganda poderia ter?"

Fontes que participam do NBA Fan Forum também indicaram que, nas fotos apresentadas com as propagandas na pesquisa, se livravam do logo da NBA e colocavam um da adidas no lugar:


Repetindo, os times não precisam de propaganda para seguir funcionando. Com o novo CBA (Acordo de Negociações Coletivas) se estima que 20 franquias lucrem já nessa temporada. Se os donos esquecerem longos e custosos contratos com atletas que ainda não provaram merece-los, as franquias podem lucrar ainda mais.

Além disso, a propaganda nas camisetas não vai diminuir o preço dos ingressos, do NBA League Pass ou de produtos da Liga.

Se a NBA realmente aprovar as propagandas, veremos uma diferença ainda maior entre equipes de mercados grandes e equipes de mercados pequenos. Times como Los Angeles Lakers, New York Knicks vão conseguir excelentes contratos enquanto times como o Milwaukee Bucks, Denver Nuggets e Charlotte Bobcats verão a distância para chegar ao topo aumentar.

A NBA é mais do que uma liga profissional. Faz parte da cultura esportiva mundial. Apenas o futebol é mais praticado no mundo. E, a NBA é, provavelmente, a liga mais internacional dos esportes americanos.

Por isso, peço a todos que gostam da NBA que mandei e-mails para o vice-comissário Adam Silver (asilver@nba.com) - podem copiar e colar o que escrevi aqui - e seguir com a hashtag #NoUniAds no Twitter.



Share This

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates