HIT THE GLASS

sábado, 15 de setembro de 2012

NBA Live 13: o fim de uma era?

Knicks ainda com seu uniforme antigo

Em 1995, a EA Sports revolucionava o mundo dos games de basquetebol com o NBA Live 95. Antes disso, os games eram lentos, não capturavam a dinâmica do esporte. Mas, em 95, quem tinha um Super NES ou Genesis/Mega Drive pode se maravilhar com um jogo rápido e diferente de tudo que havia aparecido na telinha das velhas TVs de tubo.


A transição para a próxima geração foi boa. Ainda no Playstation, Xbox, a EA Sports dominava com seu jogo.

Inovações como usar o joystick esquerdo para “movimentar os pés” e o joystick direito para executar os dribles mudaram, novamente, o cenário.

Mas, em 2000, uma pequena empresa entrou na briga. A 2K Sports, com o desconhecido NBA 2K. Com um jogo de qualidade, completo, gráficos do nível do com o NBA Live 2000 – lembrem dessa parte para depois.


 



Para entrar no mercado, a 2K Sports vendeu seu NBA 2K por US$ 20. O NBA Live 2000 foi vendido ao preço normal de mercado, US$ 50.

Após o NBA Live 2010, a EA Sports resolveu tentar mudar o jogo e, após uma campanha de marketing, demo, e data de lançamento, cancelou o NBA Elite 11 – o novo nome da série de basquetebol da empresa.

Voltando à prancheta de trabalho, a EA Sports não lançou nenhum game em 2012 também. Com as versões de NBA 2K11 e NBA 2K12, a 2K Sports, de um começo humilde, tomou de assalto o mercado de games de basquetebol.

Agora, para 2013, a EA Sports voltou. Ou não. O NBA Live 13 – não, Elite não durou muito – tem uma história de fracassos. Primeiro, a EA perdeu tempo mudando a divisão de desenvolvimento do game. Depois, abandonou tudo que fez para o Elite 11 e ignorou tudo do Live 10.

Jameer Nelson, e sua dieta rápida
Finalmente, um vídeo do gameplay vazou. Vendo a recepção negativa, a EA Sports informou que se tratava de um vídeo da fase pre-alpha, ou seja, bem no começo da produção.

Enquanto a 2K Sports anunciava o Dream Team, mostrava inovações, a EA permanecia em silêncio. Algumas fotos do NBA Live 13 vazaram. Nada impressionante.

Informações de que o jogo seria lançado como um download – não como um DVD – por US$ 20 também apareceram. “Mas a 2K também lançou por 20 pela primeira vez”, disseram muitos. Verdade, mas lembram que foi o PRIMEIRO GAME DE NBA DA NOVATA EMPRESA? E que o game era completo, com capacidade de rivalizar, já no lançamento, com a série NBA Live?

Pois é, a EA Sports pretende lançar um jogo por US$ 20 não para voltar ao mercado. Mas, para que os gamers “testem o jogo e digam o que há de errado” para, em 2014, talvez, lançarem um jogo melhor.

Após mais silêncio, finalmente a EA lançou um trailer do NBA Live 13.


Já de cara vemos que o NBA Live 13 tem animações duras. Nas enterradas, nem o aro ou a rede mexem. Isso é um grande problema. Mesmo que o game seja barato, esperava-se uma boa qualidade da EA.

Quem reclama dos jogadores da 2K, fortes demais, viu o contrário acontecer, atletas anoréxicos. Até Jameer Nelson está magrinho.

Uma das grandes reclamações com os gráfico do 2K são as camisetas folgadas demais. No Live, vemos o contrário. As camisetas coladas demais, sem movimento. Talvez, nessa geração, a camiseta larga demais seja necessário pra mostrar movimentos.

O brilho de suor dos atletas lembra os tempos de PS1. E, o meu favorito, o retorno das “mãos de remo”, o fenômeno dos antigos games que fazia as mãos dos atletas duras, sem movimentos e lembrando um remo.

Engraçado que, enquanto a maioria parece precisar de um hambúrguer ou dois, Chris Paul precisa de um exame antidoping.


A comunidade dos gamers comentou que os acessórios para jogos em casa e fora foram feitos corretamente. Mas, em nenhum momento no vídeo isso fica claro. A torcida e o ambiente também foram elogiados, mas não aparecem muito. Eo barulho da torcida não é o suficiente para julgar.

No final, a EA Sports deveria desistir da atual geração de videogames e se concentrar na próxima desde já.

NOTA: uma informação de dentro da EA vazou, dizendo que, para desenvolver o Elite 11, a EA apagou quase tudo de informação do NBA Live 10. Quando foram produzir o NBA Live 13, quase nada do Elite 11 servia para ser aproveitado.


Share This

Um comentário:

  1. Foi jogando o NBA Live no Super nintendo que aprendi como funcionava a temporada regular e os playoffs da NBA. Conheci jogadores que não eram as estrelas dos times nas época e tive duelos empolgantes com o meu irmão! A gente podia pegar qualquer time menos o Knicks, claro.

    Faz muito tempo que não jogo mais NBA no video game, muito tempo mesmo, pra ter uma ideia o meu último foi o NBA Live 2000 no Nintendo 64!

    Só tenho uma pergunta, no NBA 2K13 tem "My player", "My Caree", "My não-sei-o-que", ainda dá pra apenas jogar uma partida atualmente? hehehehe

    ResponderExcluir

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates